O que é visagismo?

Tempo de leitura: 7 minutos

Visagismo

Visagismo e valorização da beleza do rosto

visagismo-valorização-rosto

O que é visagismo? Minhas clientes e alunas frequentemente me perguntam isso e qual a relação entre visagismo e a beleza singular do rosto.

No mundo da beleza, as inovações são sempre bem marcantes e fazem a diferença por completo na hora de prestar um serviço ou de produzir um produto de qualidade significativa.

Por isso, é preciso estar atento às inovações estéticas no vasto mercado da beleza. Alguns anos atrás surgiu um conjunto de técnicas que revolucionou o mercado da beleza em diversas áreas, dentre as quais se destacam: maquiagem, cortes de cabelo e o design de sobrancelhas.

Essas modalidades de serviços têm por objetivo valorizar a beleza do rosto dos indivíduos, e o resultado final dessa reunião de técnicas, a fim de se obter uma maior e plena harmonia chama-se visagismo.

Pensando em responder à pergunta inicial, resolvi contar um pouco sobre a história do visagismo, suas aplicabilidades na beleza e qualificação profissional na área, é que escrevo este post. O visagismo já faz parte de minha cultura estética e certamente será parte de sua vida. Faça uma boa leitura e, ao final, deixe seu comentário!

A história do visagismo

o-que-e-visagismo

A teoria do visagismo é algo muito recente, contudo, esse termo foi proposto lá em 1937 pelo cabeleireiro e maquiador francês, Fernand Aubry. Por sua vez, a palavra visagismo vem de visagisme, que por sua vez, tem origem do francês visage, que significa rosto.

Apesar de Aubry ter proposto o termo, outro profissional é quem traz sentido ao visagismo. Devemos a Phillip Hallawell, artista plástico paulista, a grande contribuição por dar forma ao conjunto de técnicas visagistas.

Hallawell uniu todo seu conhecimento de artes plásticas com o que já se tinha de conhecimento sobre visagismo e deu estrutura para esse conceito. E eu tenho a alegria de ter sido sua aluna!

Quais as funções do visagismo? Onde ele se aplica?

FUNÇÕES VISAGISMO

Para entender as aplicabilidades do visagismo é muito importante conhecer como ele funciona, o que existe por trás do seu conceito e como aplicá-lo na prática.

Em primeiro lugar, é muito importante entender que esta técnica de embelezamento não só atrela-se ao exterior, ela também demonstra as características internas dos indivíduos, bem como sua personalidade e estilo. Ao estudar, o visagista deverá ser capaz de definir as características físicas e psicológicas de uma pessoa que farão diferença na hora de prestar o seu serviço.

Em segundo lugar, o profissional deverá ser muito bem qualificado na técnica do visagismo e deverá aplicar dentro do seu segmento de beleza, seja ele de maquiagem, cabelo ou design de sobrancelhas.

Em terceiro lugar, é muito importante ressaltar que, além de promover uma harmonia estética perceptível no externo de uma pessoa, o visagismo é também responsável por trazer saúde e uma melhor qualidade de vida. Afinal, uma pessoa de bem consigo mesma é muito mais saudável e bela, não é mesmo?

Em quarto lugar, para ser capaz de entregar todos esses benefícios na hora de prestar seu serviço, o visagista deve possuir os conhecimentos básicos que lhe proporcionarão um melhor atendimento ao cliente. 

Então, o profissional deve identificar a personalidade do indivíduo e o tipo de beleza que o mesmo tem, bem como seu tipo de rosto.

Personalidade do indivíduo

personal-3108155_640

Segundo Philip Hallawell, para ser capaz de identificar a personalidade de um indivíduo, é recomendável que o profissional de visagismo tenha como base os tipos de personalidade que Carl Jung definiu.

Com base nesses tipos, são traçados os 4 temperamentos de beleza:

  • Beleza melancólica: é um tipo de beleza que denota elegância e charme. Pessoas com esse tipo de temperamento de beleza, são sofisticadas e sensíveis;
  • Colérica: composta de indivíduos de atitude, com força, determinação e com espírito de liderança. 
  • Sanguínea: os indivíduos que a compõem são pessoas extrovertidas, dinâmicas, alegres e criativas.
  • Beleza fleumática: pessoas que exalam espiritualidade e uma personalidade serena e amigável fazem parte deste temperamento.

O visagismo e os formatos de rosto

Pessoas

O visagista dirige-se à singularidade de cada rosto. Por isso, compete ao visagista harmonizar a individualidade em busca da autenticidade estética. 

Como cada rosto possui suas particularidades e cada indivíduo possui linhas e traços que fazem com que ele seja único, é preciso muito conhecimento técnico e olhar sensível esteticamente para a busca da beleza no sentido de harmonia singular, pessoal, única e irrepetível. Assim, para conseguir promover uma harmonia perfeita na beleza de alguém, jamais se deve desconhecer os formatos e as singularidades de cada rosto humano. 

Portanto, cada um com sua individualidade, o visagista precisa levar em consideração um rosto singular e seu formato específico, quando for definir um corte de cabelo, uma coloração, um contorno na maquiagem e um design para as sobrancelhas que melhor se adequem aos seus clientes. 

Daí a especial importância do visagismo no design de sobrancelhas como veremos no próximo tópico. 

Design de sobrancelhas e visagismo

VISAGISMO

Todos sabemos o quanto as sobrancelhas são responsáveis por traduzir nossos sentimentos, nossos humores e até mesmo nossa personalidade através das expressões, não é mesmo?

É por conta disso que as nossas sobrancelhas precisam estar de acordo com a nossa personalidade. Por isso, o visagista persegue sempre o equilíbrio e as melhores proporções em um rosto e boa parte desta harmonia está atrelada às sobrancelhas, pois essas conferem expressão ao nosso olhar e ao nosso rosto.

Um designer de sobrancelhas com qualificação precisa sempre entender que sua profissão delimita a expressão da personalidade e o temperamento de beleza do indivíduo. Portanto, é essencial medir, avaliar as características físicas e psicológicas do cliente e desenhar o melhor projeto sempre visando propor um olhar expressivo e marcante. Além disso, que realce a beleza dos olhos.

Preparei especialmente para você um livro único, Signos e Visagismo nas Sobrancelhas.

Quanto ganha um visagista?

O visagismo tem se tornado uma tendência e ganhado muitos adeptos no mundo inteiro. Muitos profissionais têm buscado qualificação e isso tem gerado um impacto financeiro. 

Dependendo do nível da sua qualificação, o salário de um visagista varia em média de R$ 1.500,00 a mais de R$ 3.700,00, segundo o site do Educa Mais Brasil. É claro que esse valor pode ser maior se você for dono do seu próprio negócio! 

Vale ressaltar também que o valor que se ganha por mês depende bastante do movimento no seu estabelecimento. Por isso, atenção: invista em um bom marketing, sobretudo o marketing digital, num bom relacionamento com seus clientes, pois isso faz toda a diferença tá?

 

 

 

Se quiser saber mais sobre marketing digital, confira o curso Fórmula de Negócios Online 3.0 do Alex Vargas, que transformou os meus negócios online.

Como ser um visagista?

Se você ficou muito interessada(o) nesse conjunto de técnicas de embelezamento que é o visagismo, saiba que será necessário se qualificar! 

Você terá que investir em um bom curso de formação e terá que estudar bastante, não é mesmo? 

Então, esteja disposto a estudar linhas e traços do rosto, os melhores desenhos para as sobrancelhas e os diferentes tipos de personalidade e beleza. Afinal, lidar com a autoestima das pessoas requer muito esforço e dedicação, a fim de se evitar muitos constrangimentos.

Deseja uma formação de qualidade e quer se tornar expert em sobrancelhas? Então, recomendo um curso ideal para você sobre design de sobrancelhas e outro sobre micropigmentação.