Como cuidar das sobrancelhas: veja 10 dicas!

Tempo de leitura: 7 minutos

Sumário

Assim como o cabelo e a pele, as sobrancelhas demonstram ser uma peça fundamental na construção da autoestima de muitas pessoas. Elas são responsáveis por auxiliar outros elementos no nosso rosto a compor nossa expressão facial e, além disso, a traduzir nossos sentimentos. Mantê-las bonitas, limpas e muito bem-feitas faz toda a diferença.  Pensando nisso, separei 10 dicas para te ajudar a cuidar melhor das suas sobrancelhas.

Neste post você vai encontrar 10 dicas para te auxiliar no processo de cuidado para alcançar um resultado incrível. Faça a leitura e fique por dentro de tudo.

Higienize suas sobrancelhas

higieniza-sobrancelhas

Além de sua importância na estética, as sobrancelhas auxiliam na proteção da pele contra o calor, mas também contra a penetração de impurezas. Portanto, é essencial que você cuide muito bem delas e, nesse processo de cuidado, um dos pilares principais é a higienização.

A pele é um ambiente propício para a proliferação de fungos e ácaros, portanto, se você faz uso de muita maquiagem, é importante lavar o seu rosto da maneira correta, tonificá-lo e hidratá-lo, pois ele é seu cartão de visitas! Uma higienização bem adequada ajuda a evitar alergias e inflamações na pele, além de evitar a queda dos pelos das suas sobrancelhas.

Penteie suas sobrancelhas

pentear-sobrancelha

Outra dica muito importante é pentear as sobrancelhas. Pode parecer desnecessário ou irrelevante, mas, pentear suas sobrancelhas vai auxiliar na circulação sanguínea da região e estimular o crescimento de novos pelos. 

Cuidar bem de suas sobrancelhas dependerá também da escolha de uma escovinha e de uma máscara incolor para penteá-las, inclusive utilizando efeitos, tipo Brow Lamination. Então, se você está com falhas nesta região, já sabe né? Penteie todos os dias!

 

Esfoliação

cuidar-esfoliacao

No âmbito da estética, a esfoliação, seja ela corporal ou facial, é de suma importância para a remoção de células mortas, mas também para estímulo da área que está sendo esfoliada.

Com as sobrancelhas, esse processo não é diferente, ao estimulá-las você estará ajudando o sangue a circular e, por fim, a remover impurezas e células que já morreram. Assim, o resultado será um crescimento saudável e mais forte dos pelos dessa região. 

Há diversos produtos no mercado que fazem essa esfoliação, sendo os meus preferidos os da Samia. Experimente e me envie seu comentário sobre o que achou dos produtos da Samia

Caso não possa adquirir produtos para esfoliação, utilize desde já uma escovinha e realize o processo. Não precisa colocar muita força para não gerar atrito e fazer os pelos caírem.

Alimentação saudável para a pele

alimentacao-saudavel-sobrancelha

Quem não gosta de ter uma pele saudável, não é mesmo? Hoje em dia, uma pele bem cuidada é sinônimo de rejuvenescimento e isso agrada muito as pessoas. Não é somente o uso de produtos que vai lhe proporcionar aquela pele de pêssego tão idealizada, sua alimentação reflete neste processo também!

“Somos aquilo que comemos.” Quem nunca ouviu ou leu essa frase em algum lugar? Essa afirmação traz uma reflexão bem importante e que nos ajuda a compreender o impacto da alimentação na nossa saúde e qualidade de vida.

Com a saúde da nossa pele, o cuidado não deve ser diferente! Devemos nos alimentar bem, ingerindo bastante água e alimentos saudáveis e que vão promover firmeza, manter a integridade, reparar e minimizar danos. Opte por alimentos ricos em colágeno, vitaminas C, D e E, além de carotenóides, proteínas, carboidratos e gorduras boas. A vitamina D, presente nas carnes, no leite e no ovo, está intimamente associada com a saúde das suas sobrancelhas deixando as mais fortes e saudáveis. Já a vitamina E é encontrada em oleaginosas, óleos vegetais, sementes e cereais e possui uma poderosa ação antioxidante, levando a um retardo no envelhecimento celular, mantendo então a fibra capilar. Viu como uma alimentação adequada pode trazer inúmeros benefícios. Então, partiu começar uma dieta? 

Dicas de óleos para cuidar das sobrancelhas

oleo-essencial

Hoje no mercado da beleza, existem muitos cosméticos com diversas finalidades e que apresentam ativos que hidratam, nutrem e dão força para os pelos das sobrancelhas. Contudo, nem sempre é possível ter esses produtos em casa e, uma alternativa para isso é o uso de óleos vegetais.

Os óleos vegetais como óleo de rícino, alecrim, oliva, amêndoas e coco, possuem propriedades antibacterianas, antifúngicas, nutritivas e anti-inflamatórias, além de promoverem um crescimento acelerado e um maior brilho para os fios das sobrancelhas.

E sempre uso os óleos essenciais após o procedimento de micropigmentação para auxiliar na restauração dérmica. Deixo aqui para você essa dica valiosa.

Crescimento natural vs. Crescimento artificial dos pelos das sobrancelhas

crescimento-sobrancelha

Normalmente, quando buscamos o crescimento dos pelos, seja no cabelo, sobrancelhas ou barba, no caso dos homens, lidamos muito com a ansiedade durante esse processo. A vontade de ver todas as falhas preenchidas mexe muito com a gente.

O tempo médio para o crescimento dos pelos da sobrancelha de forma natural é de 4 meses. Existe um ciclo para o crescimento do fio que é seguido por uma fase de repouso. Podemos dividir estas fases em três etapas de crescimento dos pelos: anágena (crescimento), catágena (repouso) e telógena (desprendimento). 

Na fase anágena, que é aquela em que o pelo se encontra em crescimento e as células se dividem e se queratinizam ativamente. Nesse processo, o pelo está dentro do folículo, alimentando-se de sangue e crescendo.

Ao epilar, é o pelo velho que é extraído pela raiz e isso não compromete o crescimento normal do pelo. Porém, se observa que, em determinada região das sobrancelhas, a retirada mínima dos pelos que ficam no “meio das sobrancelhas” causam falhas e, por isso, muito cuidado na hora de começar a epilar as sobrancelhas.

Situações que podem nos levar ao estresse e a problemas na nossa saúde mental ou física, podem impactar esse tempo.

Se você sente a necessidade de ter uma sobrancelha cheia e de forma rápida, existem alguns séruns, bem como outros produtos, como o Minoxidil, que podem promover um crescimento mais acelerado.

De quanto em quanto tempo você deve remover o excesso de pelos?

mulher-sorrindo-sobrancelha

A periodicidade que se deve ter para remover o excesso de pelos, varia de 15 a 20 dias. Mas sabemos que na prática, muitas pessoas fazem as sobrancelhas semanalmente, porque os seus pelos já cresceram nesse período. É recomendado não mexer na sobrancelha em casa, procure um profissional adequado para isso, um designer de sobrancelhas

Esse profissional possui técnicas adequadas para remover os pelos de forma harmônica, sem alterar sua expressão de maneira inadequada.

Dicas de produtos e técnicas para cuidar das sobrancelhas

Atualmente, no mercado, foram desenvolvidos produtos como lápis, sombra, rímel e gel, tudo específico para as suas sobrancelhas, pensando sempre na valorização do olhar e da expressão que sobrancelhas bem feitas e cuidadas podem promover numa pessoa. Além de produtos, para quem busca uma sobrancelha mais cheia e marcante e não consegue pelos métodos naturais, existem técnicas que proporcionam esse efeito, como a henna, micropigmentação e implante fio a fio.

A dica que te dou é: escolha sempre o melhor! Seja o melhor produto ou a melhor técnica, opte por coisas que te trarão uma renovação na sua autoestima e além disso, que vão evitar futuras dores de cabeça.

Pensando nisso é que deixo em meus artigos várias dicas sobre cursos e produtos que conheço e confio. Dentre eles, encontra-se o Curso Sobrancelhas Perfeitas, que ensina as melhores técnicas de harmonização que irão valorizar ainda mais a sua beleza. 

Gostou desse artigo sobre 10 dicas para cuidar das sobrancelhas? Então compartilhe com suas amigas!