Design de sobrancelhas com visagismo

Tempo de leitura: 7 minutos

Design de sobrancelhas com visagismo

Sumário

 

Do senso estético

Para entender a relação entre design de sobrancelhas com visagismo, precisamos começar pelo senso estético. 

Com efeito, o senso estético das pessoas é algo em constante transformação: as tendências mudam, os gostos das pessoas se adequam ao que está em alta e tudo o que recebia grande aclamação antes, se torna ultrapassado.

Diante de um cenário como esse, surge a técnica de visagismo, uma tendência para a harmonização de todos os elementos do rosto e tem aplicabilidade no design de sobrancelhas.

É comum que, ao fazer a sobrancelha de acordo com o pedido do cliente, o resultado não combine tanto com o rosto. Entretanto, com a inserção do visagismo no design de sobrancelha e nos cortes de cabelo, entramos em uma era de maior equilíbrio na aparência.

E aí, você já conhece sobre a técnica de visagismo?

Continue a leitura desse artigo e aprimore as suas técnicas de micropigmentação.

O que é visagismo?

O visagismo surgiu na França, em 1936 com o famoso cabeleireiro e maquiador Fernand Aubry, primeira pessoa a trabalhar no conceito de enfatizar e revelar a beleza de cada mulher, de acordo com os seus traços próprios.

Atualmente, o visagismo é aplicado em diversas áreas do cuidado pessoal, como maquiagem, corte de cabelo, design de sobrancelhas, nos dentes e em harmonização facial.

Para realizar o visagismo, o profissional visagista realiza um estudo das características físicas e psicológicas da pessoa.

De acordo com Philip Hallawell, artista plástico paulista de renome internacional, o visagismo é a arte de revelar o melhor da identidade de um ser humano, com harmonia e estética.

O interessante de trabalhar com o visagismo é que nessa técnica, o profissional olha para além da beleza exterior.

Com o estudo dos formatos de rosto é possível traduzir o estilo e a personalidade do indivíduo.

Por que é tão importante o visagismo na estética?

Essa pergunta é muito simples de responder. Na estética, o visagismo tem grande importância porque a pessoa se revela no rosto.

Assim, quando o profissional consegue aplicar técnicas para identificar e analisar proporções faciais, é possível expressar o melhor em uma pessoa.

Nesse cenário, o visagista se aperfeiçoa para estudar linhas, formas geométricas, cores, texturas e proporções para dar personalidade e identidade aos seus clientes.

Visagismo e design de sobrancelhas

Visagismo e design de sobrancelhas

O design de sobrancelha é uma modalidade que está em alta, o queridinho das mulheres de todas as idades. Por outro lado, muitas pessoas estão se profissionalizando, tornando o mercado bastante competitivo.

Entretanto, quando o assunto é visagismo, ainda existem poucos designers que trabalham dessa forma. Bem, isso ocorre porque ainda falta aperfeiçoamento na execução do design de sobrancelhas simétricas, para deixar o rosto mais harmonioso.

Além disso, falta o conhecimento acerca dos melhores tipos de sobrancelhas que se adequam aos formatos básicos do rosto.

Por isso, desenvolvi estudos sobre a relação entre visagismo e sobrancelhas e trouxe aqui sugestões que podem ajudar a identificar o melhor design, utilizando as técnicas de visagismo

Rosto Redondo

O rosto redondo é aquele em que a testa e queixos são menos proeminentes e as maçãs do rosto mais largas.

Nesse formato mais jovial, a dica de harmonização é manter sobrancelhas mais volumosas com um formato um pouco mais curvado, apenas na ponta.

Isso porque as sobrancelhas finas podem deixar o rosto com um formato rechonchudo.

Rosto Quadrado

Já no rosto quadrado, as maçãs são mais acentuadas e o queixo se mostra mais angular, mas sem ser proeminente.

Por isso, a sobrancelha indicada neste caso é a mais reta, com curva mais marcada na ponta externa.

Rosto Triangular

Para o rosto triangular, na qual a pessoa apresenta testa mais larga, maçãs do rosto proeminentes e queixo fino, o design de sobrancelhas mais indicado é o arredondado ou arqueado.

Rosto Oval

Já para quem tem o rosto oval, com proporções mais harmônicas tanto de largura quanto de altura é possível harmonizar com qualquer formato de sobrancelhas.

Cortes de cabelo e visagismo

Antigamente, não havia uma grande preocupação entre os clientes no quesito características físicas e de personalidade, quando o assunto era o corte de cabelo.

Entretanto, o tempo passa e as percepções mudam, por isso o visagismo chegou com força nos cortes de cabelo também.

 Assim, se você deseja acertar o penteado ideal nas suas clientes, é necessário ir além do que se vê fisicamente.

Aplicando o visagismo no corte de cabelo

“A coisa tá feia, mas pelo menos meu cabelo tá bonito”

Essa expressão é utilizada por muitas mulheres que amam se sentir lindas, mesmo que a situação não seja tão agradável.

E é por isso que você, como profissional visagista, deve conseguir extrair o melhor das características do cliente para buscar uma identidade pessoal que a faça se sentir incrível em qualquer momento. 

Nesse cenário, o formato do rosto interfere diretamente com a harmonização dos cortes de cabelo.

Isso porque, qualquer incongruência com seu formato ósseo de rosto e a linha de corte pode colocar o equilíbrio e harmonia por água abaixo.

Assim, se você não deseja simplesmente copiar fotos da internet sem critérios e deseja fazer a diferença na imagem de outra pessoa, veja aqui quais são os cortes mais indicados para cada formato de rosto:

Rosto Oval

O rosto oval é o mais democrático e por isso o profissional tem uma maior liberdade no momento da harmonização.

Assim, cortes curtos, longos e franjas são bem aceitas! 

E dar aquele glow up, a dica é fazer cortes mais despojados e com linhas desfiadas que trazem mais movimento e um toque moderno.

Rosto Redondo

Para o rosto redondo, a dica é manter o topo da cabeça mais carregado com laterais desfiadas.

Dessa forma, o corte vai harmonizar mais as linhas do rosto, alongando-os.

E por falar em alongar, a recomendação é que o comprimento do cabelo esteja abaixo da linha do ombro.

Aos adeptos de franja, elas estão liberadas também para o rosto redondo.

Rosto Quadrado

O rosto quadrado também tem uma pegada mais democrática, visto que vários comprimentos de corte podem harmonizar bem.

As amantes de cabelo curto podem apostar no look mais Channel. Mas se você gosta das madeixas, não tem problema! pode se jogar também.

Rosto Triangular

O rosto triangular pede um corte com fios mais assimétricos, que vão equilibrar muito mais o formato da face.

Esse estilo mais desconecto consegue valorizar mais o rosto!

Nas franjas, existem duas possibilidades mais interessantes: curta e bem reta, ou longa e bem desfiada.

Aprenda visagismo para design de sobrancelhas de forma online!

Aprenda visagismo para design de sobrancelhas

Trouxemos neste artigo um pouquinho do que é o mundo do visagismo, mas existem muitas técnicas para se tornar um expert no assunto.

Por isso, sabendo da necessidade de aperfeiçoamento de profissionais em micropigmentação, fui pioneira no segmento de Design de Sobrancelhas na cidade de Petrópolis RJ ao criar um Curso de Visagismo para Sobrancelhas para você.

E sabe o melhor? Ele é online!  Agora, você pode ter acesso aos conhecimentos de uma profissional premiada em concursos internacionais.

Vem com a gente e supere as suas limitações na execução correta do procedimento para alcançar reconhecimento profissional! 

Clique aqui e faça parte da turma!