Micropigmentação de sobrancelha fio a fio e shadow

Tempo de leitura: 7 minutos

Sumário

Nada como uma sobrancelha perfeita para dar aquela levantada na autoestima, não é mesmo?

E aqui no Brasil, um dos procedimentos estéticos que estão em alta entre mulheres e homens é a micropigmentação.

Nessa técnica é possível ter sobrancelhas harmônicas com efeito bastante natural, e esse é o fator que gerou tanto sucesso entre o público.

Mas você sabia que nem toda micropigmentação é igual?

Hoje, apresentaremos a você as duas principais técnicas de micropigmentação praticadas pelas profissionais brasileiras: microblanding, conhecida como fio a fio e a shadow, que é a técnica de sombreamento.

Nesse artigo, abordaremos os seguintes tópicos:

Acompanhe a leitura!

O que é a micropigmentação de sobrancelha?

A micropigmentação serve para corrigir falhas e melhorar o desenho das sobrancelhas. E assim, melhorar a harmonia do rosto, o que proporcionará mais beleza.

A micropigmentação é uma atualização e, ou, inovação da conhecida técnica de maquiagem definitiva ou maquiagem permanente. Essa técnica consistia em implantar o pigmento abaixo da derme e dessa maneira, devido a renovação celular nessa área ser muito lenta, o pigmento permanecia por anos no local.

A micropigmentação é um procedimento rápido (em torno de uma hora e meia) e praticamente indolor. Assim, na micro, implanta-se um pigmento na derme, que através da técnica correta, proporciona um resultado bem natural.

Antes de iniciar a micropigmentação, o profissional realiza um design da sobrancelha, para obter uma proporção do desenho dos fios ou do sombreamento com o formato do rosto.

Vale lembrar que a cor do pigmento é escolhida conforme a coloração dos pelos da sobrancelha da cliente. Dessa forma, após a cicatrização a cor poderá ser a mais semelhante possível.

No início, a micropigmentação pode parecer escura, mas após o processo de cicatrização, é normal ocorrer um clareamento de cerca de 20% na região.

Na micropigmentação, no mesmo dia o cliente pode voltar a rotina normalmente, tendo alguns cuidados. Além disso, as restrições são bastante parecidas de outros procedimentos comuns como epilação e tatuagem.

Assim, o cliente deve evitar se expor ao sol nos primeiros dias, não coçar a região e evitar o uso de produtos, inclusive, que contenham ácidos.

Depois de 30 dias, o cliente deve aparecer na revisão com o profissional para observar se é preciso algum retoque.

Micropigmentação de sobrancelha fio a fio

Na micropigmentação fio a fio, após o design da sobrancelha com todas as proporções desenhadas com os fios, é a hora de desenhar fio a fio na pele.

O equipamento utilizado tem micro agulhas que deposita o pigmento na camada dérmica da pele, sendo um procedimento similar a tatuagem, porém mais superficial.

Essa técnica é bastante procurada por ser considerada muito natural. Mas é preciso ter cuidado ao utilizá-la, visto que, por ela ser mais invasiva, pode aprofundar além do necessário e assim, tatuar ao invés de micropigmentar.

Vantagens da técnica de micropigmentação de sobrancelha fio a fio

Diferente daquela pavorosa sobrancelha definitiva, a micropigmentação fio a fio é mais suave e a cor irá degradar-se conforme o tempo for passando.

A sobrancelha fio a fio tem a durabilidade de 12 a 18 meses.

Assim, depois desse tempo a cliente pode retocar, melhorando o desenho, a depender da tendência do momento.

Vale lembrar que fio a fio é ideal para sobrancelhas com pelos e pequenas falhas.

Visto que, a técnica se assemelha aos fios da própria sobrancelhas e muitas vezes se confundindo com eles, enganam até mesmo os bons observadores e, por isso, essa técnica é muito desejada.

 

O profissional capacitado e munido de materiais adequados e de qualidade, pode oferecer aos seus clientes um resultado extremamente satisfatório a partir desse procedimento.

Micropigmentação de sobrancelha shadow

A micropigmentação shadow foge do conceito de sobrancelhas altamente marcadas, como tatuagem, super saturadas e compactas.

Assim, a técnica Shadow traz um efeito sombreado, indicado para quem possui poucos pelos, falhas ou para os clientes que gostam de uma sobrancelha mais definida e, às vezes, marcada.

Uma característica marcante da técnica Shadow é que, ao invés de fios, são desenhados pixels.

E olha, para chegar aos níveis de excelência é necessário muito treinamento.

Afinal, para desenhar com efeito que traz suavidade de uma sombrinha é necessário ser uma artista.

Vantagens da micropigmentação de sobrancelha shadow

A micropigmentação de sobrancelhas shadow é super vantajosa para clientes que têm sobrancelhas com grandes falhas e poucos pelos.

Além disso, assim como na fio a fio, a durabilidade é limitada, precisando de retoque entre 12 a 18 meses.

Essa possibilidade é muito importante para quem muda de ideia e além disso, gosta de novos designs com o passar do tempo.

Como evitar os principais erros na micropigmentação de sobrancelha fio a fio e shadow

Sobrancelhas com início reto

Sobrancelhas retas são aquelas que têm o começo próximo ao nariz com traços retos, formando pequenas “pontas” em cada extremidade da sobrancelha.

Esse tipo de formato de sobrancelha é um dos mais desvalorizados do mercado.

Assim, para evitar esse erro, o ideal é treinar para desenhar sobrancelhas mais arredondadas na micropigmentação.

Sobrancelhas muito grossas

Para evitar sobrancelhas com aspecto mais grosseiro, o ideal é desenhá-las com um início mais grosso e parte arqueada um pouco mais fina em relação ao início das sobrancelhas.

Sobrancelhas com cor muito escura

Um dos principais erros dos micropigmentadores é na escolha da cor e geralmente elas ficam mais escuras, desagradando o cliente.

Para fugir desse erro no micro das suas clientes, faça a neutralização da cor com técnicas disponíveis no mercado, a exemplo do cover up. Ou ainda, em casos mais graves, fazer remoção com sessões de laser, ou seja, muito mais caro e custoso. 

Assim, se você errar no tom, é possível corrigir a cor facilmente utilizando técnicas para correções.

Se o erro for com cor escura, certamente você não conseguirá fazer a correção através de tinta mais clara, porque pigmento não clareia pigmento. Então você só poderá corrigir com técnicas específicas, como informado acima.

Mitos da micropigmentação

A micropigmentação é um procedimento definitivo!!

Logo no início do artigo explicamos que o efeito é temporário, porque a penetração do pigmento é feita na camada dérmica da pele.

Por isso, a coloração se perde com o tempo e é necessário retoque, em média, após um ano.

Não é preciso manter cuidados específicos após a micropigmentação!!

Na verdade, o que vai definir a beleza da sua sobrancelha é o cuidado após o procedimento.

É necessário evitar tomar banho de piscina, mar, se expor ao sol e não usar ácidos, clareador de manchas ou fazer peelings no local, por 30 dias.

Não há contraindicações para a micropigmentação!!

Não se indica micropigmentação para pessoas com doenças específicas na derme, como vitiligo.

Além disso, gestantes, pessoas em tratamento ou que estejam realizando um tratamento agressivo para cútis, não devem fazer a micro.

Aprenda a fazer micropigmentação de sobrancelha fio a fio e shadow de forma online

Gostou das técnicas apresentadas nesse artigo e deseja ser referência em micropigmentação fio a fio e shadow em sua região? 

Vem com a gente e desse modo, supere as suas limitações na execução correta do procedimento para alcançar reconhecimento profissional!

Caso queira conhecer mais sobre os melhores cursos de Micropigmentação que recomendo, envie por gentileza seu pedido de orientação no campo para comentário(s) abaixo, que responderei diretamente em seu e-mail 😉