Tempo de leitura: 8 minutos

Segredos e métodos
Como toda técnica, a micropigmentação tem seus segredos e métodos. O domínio dos melhores métodos de micropigmentação é a garantia de sucesso na área.
O profissional de micropigmentação é responsável por aumentar a autoestima de suas clientes. Para isso, é necessário desenvolver um amplo conhecimento e domínio dos melhores métodos de micropigmentação.
Quer saber como se tornar um micropigmentador de sucesso? Leia este artigo e aprenda sobre segredos e métodos de micropigmentação a fim de evitar erros nos procedimentos e, sobretudo, transformar a vida de suas clientes.
O que é a micropigmentação?
A micropigmentação é uma técnica de pigmentação da pele com o objetivo de corrigir falhas nas sobrancelhas, ajustar o design/assimetria, correções mamárias, cicatrizes, calvície ou mesmo, proporcionar o embelezamento para os olhos e lábios.
O procedimento é realizado com dermógrafo ou indutor manual, popularmente conhecido como Tebori, e o pigmento é aplicado na derme.
No caso das sobrancelhas, a micropigmentação atua na correção das falhas, deixando-as preenchidas e naturais, o que proporciona mais harmonia ao rosto da cliente.
A micropigmentação é um procedimento quase indolor e que tem a duração média de uma hora e meia.
Sem dúvida, a micropigmentação devolve a autoestima e confiança, por isso se tornou um dos procedimentos estéticos mais procurados no Brasil, sobretudo, pelas mulheres.
Como iniciar na carreira de micropigmentador?
O ramo da micropigmentação de sobrancelhas se destaca atualmente por ser uma oportunidade de conquista de liberdade profissional e financeira.
Por essa razão, profissionais que já atuam no ramo da beleza têm se especializado em micropigmentação. Muitas pessoas também estão ingressando na área, porque desejam iniciar uma nova profissão.
Preparamos 3 dicas fundamentais que você deve seguir para começar a trabalhar como micropigmentador:
Seja um designer de sobrancelhas
A micropigmentação é a junção de um designer e a técnica de pigmentação. Por isso, é essencial que um micropigmentador também seja designer de sobrancelhas.
Invista em um bom curso de design de sobrancelhas que te ensine técnicas de simetria, medidas, visagismo e todas as ferramentas para o aprimoramento de suas habilidades.
Escolha um bom curso de micropigmentação
A profissão de micropigmentador não exige formação em nível técnico ou superior. Porém, isso não significa que qualquer pessoa está apta a exercê-la.
Dessa maneira, é necessário fazer uma boa pesquisa antes de escolher um curso de micropigmentação. Inclusive, o mercado brasileiro disponibiliza uma Pós-Graduação reconhecida pelo MEC, oferecida pela Faculdade Nossa Senhora de Lourdes em João Pessoa – FNSL/CINTEP PB.
Analise se a instituição que oferece o curso possui credibilidade no mercado, profissionais experientes, capacitados e se disponibiliza bons materiais, juntamente com aulas práticas.
Além disso, busque referências com profissionais que realizaram o curso do seu interesse e peça opinião sobre a didática e os métodos de avaliação.
Lembre-se de que você vai investir dinheiro, além do seu tempo de estudo e dedicação.
Compre materiais de qualidade para trabalhar
Existem muitos materiais de excelente qualidade no mercado, mas com preços inacessíveis, principalmente para quem está iniciando na profissão.
E quando se trata de materiais para micropigmentação, nem sempre o mais caro é o melhor!
A dica da pesquisa também se aplica à escolha dos materiais que você irá utilizar. Por isso, opte sempre por materiais que tenham boas referências e garantia, assim você evita maiores problemas, caso precise de assistência técnica.
O micropigmentador precisa ter total consciência da responsabilidade do seu trabalho, afinal de contas, a micropigmentação fica marcada semi permanente no rosto da pessoa, o que interfere bastante na autoestima.
Conheça alguns métodos de micropigmentação
Existem diversos métodos de micropigmentação no mercado, por isso é muito importante conhecê-los, a fim de saber qual é o mais adequado para cada cliente.
Microblading fio a fio
É uma técnica que faz a pigmentação da pele por meio do desenho dos fios, com o objetivo de corrigir as falhas, definir o design ou assimetria da sobrancelha e deixar o rosto mais harmonioso.
O desenho dos fios é realizado com um aparelho que lembra uma caneta que possui microagulhas na ponta e conhecido também como tebori. Os fios podem ser feitos com o dermógrafo, que é um aparelho elétrico. E ambos têm como finalidade a realização dos fios, proporcionando um resultado mais natural.
Shadow
Também conhecida como sombreamento ou shading. A shading é uma técnica e variante da shadow que utiliza o dermógrafo e, alguns profissionais fazem uso do indutor manual (tebori). O objetivo dessa técnica é dar mais definição do design das sobrancelhas, porém, com naturalidade, mas para isso é preciso ser levado em consideração aspectos como:
- Resultado final com degradê
- Altura da agulha
- Velocidade e movimento das mãos
A técnica shading também é utilizada para a micropigmentação de lábios, e nos olhos, proporciona o efeito de delineador na pálpebra móvel. E também na micropigmentação paramédica.
Como aprender os melhores métodos de micropigmentação?
Se você já atua como micropigmentador, com certeza já sabe que o sucesso nessa área depende muito do seu conhecimento.
O micropigmentador deve estar em constante aprendizado, sempre participando de cursos e eventos para aprimorar as habilidades e métodos de micropigmentação.
Não há um consenso sobre qual é o melhor método para a correção de falhas nas sobrancelhas, mas é fundamental que você se aprimore nos que são mais utilizados no mercado.
Desse modo, o caminho é construir um conhecimento sólido para identificar qual o método que melhor se adequa ao tipo de pele e formato de rosto da cliente.
Invista em cursos que proporcionem o seu treinamento em peles artificiais e adquira os produtos que vão te auxiliar nos bons resultados.
Como evitar os principais erros na micropigmentação?
Tenho a certeza de que o seu objetivo enquanto micropigmentador é entregar um resultado de excelência ao seu cliente.
Dessa maneira, você precisa estar atento aos detalhes de todo o processo, que vão desde a escolha do dermógrafo até a aplicação das técnicas de visagismo, análise dos tons de pele, design e aplicação do pigmento.
A micropigmentação é um procedimento bastante complexo e detalhista, por essa razão, por mais que você treine e possua um vasto conhecimento, os erros podem acontecer em algum momento.
Pensando nisso, selecionei alguns aspectos fundamentais para que você evite erros em seu dia a dia. Veja:
Comunicação com a cliente é fundamental
Converse com a sua cliente. Assim, você vai obter dela informações valiosas, como a existência de patologias, estilo de vida, qual procedimento foi realizado antes por outros profissionais, entre outras.
Esteja disposto a escutá-la e a entender qual é o objetivo e as expectativas dela sobre o procedimento.
Estudo e treino persistentes
Como já falei, o sucesso de um micropigmentador depende de talento, mas sobretudo, de estudo e experiência.
É preciso estudar e treinar bastante, pois só assim você vai ter autoconfiança e segurança para pigmentar.
Visagismo é imprescindível
Um dos erros comuns entre os profissionais é a falta de conhecimento de visagismo, pois é necessário entender sobre a personalidade e as proporções faciais da cliente para se obter um design natural e moderno.
Cuidado com a biossegurança
Você deve oferecer segurança para você e seu cliente. Por isso, tenha cuidado ao aprender sobre todas as medidas sanitárias para prevenir doenças como hepatite, gripe e covid-19.
Pouco conhecimento sobre biotipos cutâneos e colorimetria
Dedique-se constantemente ao estudo sobre tipos de pele, colorimetria e pigmentologia, porque isso permite a assertividade na tonalidade das cores.
Vale lembrar também que cada rosto é único, ou seja, não existe um design padrão a ser aplicado em todas as pessoas.
Considere sempre as características e medidas da cliente e crie um design único para ela!
Dá para aprender sobre os métodos de micropigmentação on-line?
Hoje é possível se especializar em micropigmentação sem sair de casa. Para isso, você deve escolher um curso que te ofereça o conhecimento sobre as técnicas de desenho fio a fio, shading, shadow, 3D, dentre outras.
Considere fatores como didática dos professores, qualidade das videoaulas e oferta de aulas práticas no momento de escolher o melhor curso.
Em síntese, aprimore sempre os seus conhecimentos nos métodos de micropigmentação de sobrancelhas.